Subscribe to our mailing list * indicates required Email Address * First Name Last Name
Algumas dicas para melhorar o sinal de wi-fi de sua casa
Com algumas medidas é possível melhorar o sinal de sua conexão wi-fi compartilhada de sua casa.
A maioria é de fácil aplicação e não precisa de muito conhecimento técnico de informática
A maioria é de fácil aplicação e não precisa de muito conhecimento técnico de informática
Dica 1 - A escolha do Roteador na hora da compra
Sem dúvida a escolha certa na hora de comprar o roteador para compartilhar a sua conexão wi-fi é a melhor maneira de garantir um bom sinal de wi-fi compartilhado com a casa toda.
Duas coisas tem que ser levadas em consideração na hora de comprar um bom roteador: Velocidade de acesso e poder de alcance. Para isso, vamos entender um pouco da "evolução" dos roteadores,uma explicação bem rápida.
Tipos de roteadores
padrão G : velocidade de 54 mbps
padrão N : velocidade de 300 mbps
padrão N + MIMO : velocidade de 600 mbps
Esse modelos acima são antigos, você não encontra mais para venda.
tecnologia MIMO é uma tecnologia que usa múltiplos transmissores e receptores para transferir mais dados ao mesmo tempo. Todos os roteadores atuais padrão 802.11 tem esse tecnologia
O padrão 802.11 divide-se em vários protocolos:
802.11a - velocidade de transmissão de até 54 mbps e alcance de cerca de 35 m
802.11b - velocidade de transmissão de até 11 mbps e alcance de 35 m
802.11g - velocidade de transmissão de até 54 mbps e alcance de 38 m
802.11n - velocidade de transmissão de até 150 mbps e alcance de 70 m
Esses acima são modelos mais antigos do padrão 802.11. O mais encontrado atualmente para venda é o 802.11n
O padrão atual dos roteadores é o 802.11 AC , 802.11 AD de velocidade até 1 GB por segundo. Esse modelo utiliza múltiplas conexões em alta velocidade, reforçam o sinal de wi-fi e a possibilidade de conversar ao mesmo tempo com diversos dispositivos ( tablets, smartphones, notebooks, desktop,etc) sem sofrer interferências. Cabe lembrar que os dispositivos que irão se conectar aos roteadores desse padrão, o 802.11 AC ou AD, devem também ter suporte a essa tecnologia AC ou AD.São roteadores bem mais caros e para conexões acima de 100 mbps.
Outro ponto importante é que a maioria dos roteadores a venda ainda estão no padrão 802.11n , que operam na frequência 2,4 GHz, mesma frequência usada por muitos eletrodomésticos como telefones sem fio por exemplo, mas existem alguns roteadores 802.11n Dual band, com frequências de 2,4 e 5,0 GHz. A vantagem de se operar o roteador a uma frequência de 5 GHz é a de que o sinal wi-fi chegará mais livre de interferências, mas devido a alta frequência o sinal se dissipa mais fácil que o 2,4 GHz.
Quantidade de antenas também é um diferencial e roteadores com mais antenas tem a sua eficiência de tráfego de dados aumentada.
Por fim,avaliar o poder de transmissão do roteador normalmente tem uma informação na caixa do produto, o valor é medido na unidade DBI, que define o alcance da transmissão de dados, assim quanto maior a potência indicada, maior será o alcance de sinal do seu roteador
Dica 2 - Posicionamento do Roteador na casa
Especialmente as mulheres não irão gostar por causa da arrumação, mas lugar de roteador é no alto e de preferência no ponto mais central da casa, para uma melhor redistribuição do sinal.
Ah, e nada de paredes e outros obstáculos obstruindo o aparelho, isso também compromete a qualidade do sinal
Deixá-los longe de produtos eletrônicos também é uma outra boa medida para evitar interrupções
Dica 3 - Use repetidores de sinal wi-fi
Se mesmo com a adoção dessas medidas acima o sinal ainda continuar com pouco alcance, seria bom você considerar comprar um repetidor de sinal, são aparelhos que irão repetir o sinal wi-fi emitido pelo seu roteador. Onde o sinal estiver fraco, ponha repetidores wi-fi.
São de fácil instalação bastando apenas plugar na tomada e configurar o sinal de wi-fi como se faz no celular por exemplo.
Dica 4 - Aumente a Segurança de sua rede wi-fi
Como é mesmo ? "Caldo de galinha e cautela nunca fez mal a ninguém". Então adote esse ditado e proteja sua conexão de ladrões de sinal com senhas fortes mesclando letras e números. Nada de aniversários, datas comemorativas, placa de carro,etc.
Pode acreditar, existem muitos aplicativos e softwares brute force (método força bruta, uma técnica de hacker ) que consiste em programas com imenso banco de dados de senhas onde tais softwares ficam "testando" senhas fáceis e previsíveis na sua conexão wi-fi até acessá-la. Por isso a importância de uma senha forte.
Dica 5 - Menos aparelhos conectados, menos largura de banda consumida
Não está usando o celular, o tablet ou mesmo outro notebook ou computador de mesa ? desconecte-o de sua rede wi-fi, pois apesar de você não estar utilizando, alguns aplicativos como whatsapp, facebook e outros do gênero continuam conectados e recebendo mensagens e notificações, consumindo assim um pouco da sua banda.
Dica 6 - Hackear o seu aparelho roteador
"Hackear" o seu roteador na verdade não seria o termo correto.Na verdade o que você irá fazer é instalar um firmware desenvolvido ( talvez por hackers de verdade !) que irão amplificar ao máximo a potência das antenas e outras modificações que irão dar uma rejuvenescida no seu roteador "velhinho"
Dois desses firmwares mais conhecidos são o DD-WRT e o OPEN WRT , é só acessar esses sites e pesquisar o fabricante e modelo de seu roteador.
Talvez a adoção de tal medida reduza e muito a vida útil de seu velhinho roteador, mas se você pretende em breve trocá-lo, é uma boa tentativa de melhorar mais ainda sua conexão.
Dica 7 - Atualize o Firmware de seu roteador
Se você não quer usar a alternativa acima e não forçar muito seu aparelho roteador, uma boa opção é atualizar o software que gerencia o seu roteador, chamado de firmware.
Para isso você deverá entrar no site do seu fabricante, de posse do modelo de seu aparelho roteador e fazer o download do arquivo para instalação.
Saiba como atualizar o Firmware de seu roteador, clique aqui
Dica 8 - Use uma lata de cerveja para aumentar a recepção pelo roteador do sinal wi-fi emitido pelo modem
Essa não poderia faltar,solução bem caseira para melhorar a recepção do sinal emitido pelo modem.E funciona !
É só fazer como demonstrado na imagem ao lado. E lembre-se de manter a parte laminada da lata virada para o lado onde está situado o modem pois a latinha está funcionando como uma antena parabólica para melhor captar o sinal wi-fi enviado pelo modem ao roteador
Comentários
Postar um comentário