Pular para o conteúdo principal

Dica de suporte nova

mailChip

Subscribe to our mailing list * indicates required Email Address * First Name Last Name

Saiba como experimentar o Linux sem instalar

experimentar o Linux sem instalar

Essa é pra você que é usuário do Windows e está de saco cheio dos novos e antigos problemas do sistema operacional da Microsoft e ouviu falar de um tal sistema Linux, que não precisa usar antivírus ( ainda !), dificilmente trava, inicialização rápida e bem mais leve que o Windows e o que é melhor...totalmente GRÁTIS !

Sim, o Linux tem todas essas qualidades mencionadas acima além de ser um sistema operacional livre, isso quer dizer que não tem nenhum proprietário, qualquer um com um pouco mais de conhecimento de informática pode alterá-lo a seu gosto, ou até mesmo criar outra distro ( como são chamadas as "versões" no mundo Linux ).

Mas nem tudo são flores ! como o Windows sempre dominou o mercado de Desktops ( computadores caseiros ), algumas empresas produtoras de softwares como a Adobe por exemplo, tem um certo desprezo pelos usuários do pinguim. 

Assim alguns programas como o Adobe Photoshop não tem ainda uma versão para Linux, e nem tampouco você irá conseguir instalar nativamente a suíte de escritório Microsoft Office no seu pc, se ele estiver rodando o Linux. 

Mas isso não impede de você usar o Linux. Existem várias opções que substituem tais programas com muita eficiência. Nos dois exemplos que citei acima, o famoso Photoshop tem o Gimp, que também tem versão no windows, como alternativa. E o MS Office tem o excelente Libre Office.

Mas vamos deixar esse embate Windows X Linux e ver como experimentar o ótimo sistema operacional Linux

1 - A Escolha da distribuição : Ubuntu Linux

Na minha opinião é a melhor distro para iniciantes, pelo simples motivo de dar menos dor de cabeça com reconhecimento de hardwares e instalação de drivers.

Até mesmo porque uma grande empresa está por trás do suporte do Ubuntu, a Canonical.

Acesse o site oficial do Ubuntu para fazer o download e clique no link Ubuntu Desktop


Experimentar Ubuntu Linux


O Ubuntu atualmente está na versão 17.10 mas ainda não é uma versão considerada estável. Versões estáveis vem com a denominação LTS.

A versão 16.04.3 LTS é a versão estável mais atual. É a mais recomendado para os iniciantes.

Clique no botão verde Download, você será direcionado para uma página pedindo uma doação para o projeto Ubuntu.

download Ubuntu Linux


Se não quiser doar, clique em you can continue to the download para prosseguir no download da imagem do Ubuntu

testando Linux sem instalar


Será baixada a imagem ISO para o seu computador. dependendo da sua conexão pode demorar um pouco.

baixar ubuntu linux

2 - Baixar um programa para criar um pen drive inicializável Linux


Existem vários como Unetbootin, Universal USB Installer,etc. 

Mas recomendo o Rufus, ainda mais para computadores atuais que tem a nova BIOS, a chamada UEFI, pois os programas citados acima costumam dar problemas com a UEFI.

Isso sem contar que o Rufus é muito mais rápido para copiar os arquivos da ISO do seu Ubuntu Linux para o pendrive em relação aos demais.

Download do Rufus


O programa é bem leve, depois de baixado dê dois cliques para executá-lo. Será aberta a seguinte janela.

criar pendrive boot linux com rufus


Geralmente a configuração padrão é essa acima. 

Clique no botão ao lado de ISO Image para localizar onde está o arquivo ISO do Ubuntu Linux que você baixou, geralmente na pasta Downloads.

Clique em Start para dar início a gravação do pen drive bootável Linux e espere até exibir a mensagem Pronto ou algo do tipo.

3 - Experimentar o Ubuntu Linux a partir de um pendrive

Para que você possa experimentar o sistema Linux a partir do pendrive, sem instalá-lo, insira o pendrive na entrada USB de seu computador e reinicie-o.

Dentre as opções exibidas na tela de apresentação, selecione Testar o Ubuntu sem qualquer mudança no seu computador, ou Run Ubuntu from this USB, Try Ubuntu without any change to your computer, se estiver em inglês.

testar linux sem instalar

Logo depois será exibida a tela abaixo, escolha Teste o Ubuntu ou Try Ubuntu, se estiver em inglês.

experimentar linux sem instalar

Agora é só seguir as demais sugestões de configurações. Não se preocupe, embora possa parecer mas não está sendo instalado nada no seu computador, o Linux está rodando a partir do pendrive. Tanto que você retirá-lo da entrada USB o seu computador irá reiniciar no Windows.

O Ubuntu 16.04.3 LTS ainda vem com a interface gráfica Unity, mas a partir da versão 17.10 já vem com o ambiente gráfico Gnome, que na minha opinião é bem mais amigável, parecido até com o Windows.

experimentando linux a partir de pendrive
Mas como dissemos acima, nada impede de você instalar outro ambiente gráfico no Linux, lembra que eu disse que o Linux é totalmente configurável ?

Você pode instalar vários ambientes gráficos e escolher qual usar, desde é claro que você tenha espaço físico no seu HD disponível.

Essa é a dica para experimentar o sistema Linux sem riscos. Aliás, o único risco que você vai correr é de querer instalar logo ele no computador.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como instalar o Windows 7 em computadores mais novos

Não consegue instalar o Windows 7 em computadores mais novos ? Veja como resolver esse problema Você está tentando sem sucesso instalar o Windows 7 em um computador ou notebook mais novo sem sucesso ? O que está acontecendo é que muitas vezes uma tecnologia nova impede isso, a chamada UEFI. A tecnologia UEFI veio para substituir a já velhinha BIOS de 25 anos, e com várias melhorias dentre elas a rapidez na inicialização dos computadores. Só que nem tudo são flores ! Vários usuários e técnicos de informática tem enfrentado problemas para mudar de sistemas operacionais, nem mesmo alterando as opções no SETUP de Boot Secure para Disable e a outra opção de UEFI para Legacy BIOS tem conseguido. Segue abaixo um pequeno tutorial para resolver esse problema OBS : O Windows 7 deverá ser o de 64 bits.  1 - Baixe o programa Rufus http://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR Depois de instalado o Rufus, inicie o programa e faça as seguintes escolhas abaixo: Escolha e

Windows 10 travou em Reparo automático. Como resolver

Windows 10 não inicia, travado com a mensagem Reparo Automático Ao ligar o seu computador o Windows 10 se prepara para entrar no modo reparo automático e depois não consegue reparar o seu computador, ficando travado como na imagem acima ?  Em 90% dos casos esse problema se deve a arquivos de drivers do Warsaw , que é um software de segurança desenvolvido pela GAS Tecnologia, muito usado por instituições bancárias como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú,etc. Esse problema tem ocorrido em virtude das últimas atualizações do Windows, pois o Windows 10 impõe assinaturas de drivers e drivers que não contém essa assinatura digital da Microsoft ficam incompatíveis. Você precisará desinstalá-lo, mas para isso você irá precisar do seu CD de instalação do Windows 10, ou caso não tenha, de algum CD de Recuperação do Windows 10.  Desabilitando a Recuperação Automática no Windows 10 Você terá que reiniciar seu computador por um CD de instalação ou Recupera

Organizando a Biblioteca de imagens no WordPress

Uma dica boa e simples para aqueles que precisam construir e principalmente administrar sites ou blogs feitos com o CMS WordPress para a organização da Biblioteca de mídias, que na instalação padrão do Wordpress vem como se tudo estivesse "misturado".  Infelizmente o pessoal do desenvolvimento WordPress ainda não prestou atenção para melhorar isso para o usuário. É claro que se o seu site ou blog não for relativamente grande talvez esse dica não seja tão útil. Agora imagine se você tiver mais de 100 páginas ou posts no seu site ou blog e você precise atualizar uma imagem, ou um vídeo ? Com certeza você não irá ficar decorando o nome do arquivo e vai perder um bom tempo procurando ele em um monte de arquivos de imagens ou vídeos na Biblioteca de mídias do WordPress. Felizmente existe uma solução para isso: A instalação do Plugin Enhanced Media Library 1 - Faça o Download do Plugin Primeiro, faça o download do Plugin Enhanced Media Library no sit